2 de novembro de 2007

O pão não é vilão!

Dizem as más-línguas que o pão engorda! Para quem culpa o pão dos seus problemas com o peso, aqui estão 5 boas razões para deixarem o "pãozinho" em paz!


1 - O pão é saúde
Seja qual for a sua origem - trigo, centeio, milho ou de mistura, a ingestão diária de uma ou mais doses de pão é hoje recomendada por médicos e nutricionistas como fazendo parte de uma dieta saudável e equilibrada, com efeitos muito salutares no funcionamento do organismo.

2 - O pão não engorda
É verdade! É o que comemos com o pão que nos pode fazer engordar. Além disso satisfaz a fome durante um bom período de tempo.

3 - O pão é versátil
Já viu as mil e uma maneiras que existem para comer pão, e todas elas deliciosas?? Como refeição base, em sandes, torrado, frito, a acompanhar refeições ou simplesmente pão?

4 - O pão é barato
Nem tudo o que é bom sai caro. Felizmente ainda temos pão, um alimento saudável, delicioso e ainda por cima barato. Que mais podemos pedir?

5 - O pão é variado
Na forma e no conteúdo, o pão é dos alimentos mais diversificados que existem. Pão pequeno, pão grande, redondo, em barra, em forma, enfarinhado, a criatividade não tem limites...
Existem também inúmeras receitas de pão. Com misturas de farinhas de trigo e centeio ou milho, com sementes, com frutas, com queijo, com chouriço... há pães para todos os gostos!

Adaptado de "5 boas razões para comer pão" Eurest

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá futuras nutricionistas!
Fiquei feliz de ler o vosso post. Sou de uma família numerosa, os alimentos não abundavam mas o pão nunca nos faltou. Comíamos bastante pão e não éramos gordos. Afinal o segredo era porque não tínhamos nada para pôr no pão.

Ana Maria Barros

Pedro Graça disse...

Conforme combinado, terminou a 31 de Outubro, a primeira fase de construção e comentários nos vossos blogues. Temos acompanhado com atenção o percurso dos vossos espaços de comentários e críticas ao fenómeno da alimentação. Obrigado pelo vosso esforço e evolução muito significativa em muitos grupos. Este esforço será agora avaliado, esperando que o período que agora se inicia seja igualmente produtivo.

Bons trabalhos,
Pedro Graça/Hugo Valente

Débora, Joselina, Luísa disse...

Obrigada Ana, se todos chegassem a essa conclusão talvez não houvesse tantas pessoas a culpabilizar o pão pelo seu excesso de peso. Volta sempre! :)